quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Sobre o futebol brasileiro

    É fim de ano, e seria melhor uma poesia falando sobre as glórias dos campeões desse ano de vinte e dois. Do túmulo, meu pai deve se revirar com a campanha do Tricolor de Aço. Mas a saudade não basta e escrever sobre o futebol envolve muitas emoções e coisas da lembrança que aqui não caberiam. Seria melhor uma crônica qualquer, escrita por qualquer um, longe de querer ser aquele famoso Rodrigues, conservador brasileiro de outra ideia. Devo dizer que particularmente sou contra a geração de jogadores que só caem e tudo mais, nada contra a arte, mas quem se tatua em pescoços e braços algo sagrado, um beijinho, uma cruz quiçá, deve explicar. 

Aos que jogam todo o seu suor dos milionários salários e toda a disciplina espartana dos atletas, aos monstros verdes maravilhosos, desejo toda paixão de um torcedor que vai a primeira vez em um estádio lotado. 

Colorido pela pulsação da angustia vitoriosa e que entra em êxtase, catarse. Futebol é um oferecimento do povo. Aliena o tanto que transborda e como nenhuma política aqui nesse país o faz.

Na última oração há um compromisso, ir mais além dessa década e conectar com a emoção plural desse povo carnavalesco. Tá pensando que tudo é futebol? Ao menos leve uma certeza, é mais.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

FIm de ano letivo!

Hoje, enquanto a moral estava cambaleando

um aluno do segundo colegial

disse-me sob a máscara pandêmica, 

nos idos de dois mil e vinte e dois, 

que gostava das minhas aulas.

Que eu era 

um professor

que o fazia

ser

um ser,

reflexivo.

Fiquei encabulado, orgulhoso e cativante.

Depois de uma década lecionando

passei por medos e erros 

que até hoje

me fazem retroceder...

Será se é isso mesmo?


No fim

do dia

fui dormir

reflexivo como me pus.

But, i swear it was in self-defense


Dai

saí

p'ra um bar muito ruim

mas a noite em si, 

no fim 

foi sim,

ótima.


Das dunas fiz um porto.

Diante de ti tremo e tenho tudo e remo tanto  para não falar que minha rima fraca e cansada de repouso e  de descanço de um trabalhador da p...